A VOZ DAS COISAS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

5/5
A VOZ DAS COISAS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 1 search voices

Estamos diante de uma nova revolução tecnológica. As possibilidades apresentadas pela Inteligência Artificial (IA) estão transformando “alto-falantes” em assistentes virtuais capazes de mudar o modo como nos relacionamentos com o mundo a nossa volta. Siri, da Apple; Alexa, da Amazon; Google Assistant, do Google; entre muitos outros; são as plataformas que estão iniciando uma revolução que vai transformar negócios peer-to-peer ou peer-to-machine em machine-to-machine por meio de um elemento essencialmente humano: a voz.

Por meio de uma experiência totalmente personalizada, uma assistente digital pode fazer de uma simples busca no Google até marcar seu próximo compromisso. Você pergunta, ela responde, sem qualquer tela como interface. É o screenless, em que o usuário vive uma tecnologia fluída, presente em todos os espaços e momentos. Em vez de desbloquear uma tela, abrir um aplicativo, digitar, selecionar opções, as próprias plataformas de IA podem fazê-lo por você a partir de uma orientação ou, em um futuro muito próximo, de forma proativa, sem necessidade de comando prévio.

É o primeiro sinal de que carros, casas, equipamentos eletrônicos e até eletrodomésticos podem ser comandados por meio de uma nova interface, a voz, ou melhor, as assistentes virtuais que usam dela. E nesse universo, as assistentes serão evoluídas a ponto de servir não apenas para facilitar a vida dos seus usuários, mas para dar conselhos sobre compras, ajudar em muitas de suas decisões de rotina, recomendar soluções para problemas, organizar a sua agenda e permitir que você conheça novos produtos e serviços assim que forem lançados.

Isso é possível graças à capacidade dos sistemas baseados em Inteligência Artificial de acompanhar o seu comportamento, conhecer os seus hábitos e aprender a atender às suas necessidades. Com uma crescente habilidade de reunir, analisar e trabalhar com as informações geradas pelas interações na internet, histórico de conversas, rastros e registros, a IA transforma as assistentes em canais entre usuários e ferramentas – simples ou complexas – de compras, gerenciamento de tempo, relacionamento etc.

Não há como escapar! A mudança que a era das assistentes virtuais provocará será muito grande. Entraremos em um mundo machine-to-machine.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn